A PARALELA surgiu em 2015, como uma proposta do grupo de pesquisa SPIRAX, coordenado pelo artista e professor Alexandre Molina, para compartilhar as atividades desenvolvidas pelos estudantes do componente curricular Práticas em Dança II: performances do corpo, do Curso de Bacharelado em Dança da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).
Tradicionalmente, o Curso de Dança realiza o evento Sala Aberta➚ , espaço para apresentação de trabalhos, avaliação de professores e artistas convidados, entre outras atividades.
As ações da PARALELA, então, se articularam inicialmente com a organização do Sala Aberta para acontecer paralelamente, relacionando as discussões e ocupando os intervalos do evento primário.
Além da apresentação de estudantes, a PARALELA contou ainda com a participação de uma artista residente para que alunos pudessem se relacionar com experiências profissionais no campo da arte, para além das atividades acadêmicas.
Então, a PARALELA tomou fôlego e tornou-se um evento independente. Esse formato vem se aprimorando ao longo dos anos, sempre em diálogo com o contexto histórico-político-social que o Brasil está vivendo.
Conheça a
equipe PRLL ➘
Alexandre Molina
É o idealizador e um dos curadores da PARALELA plataforma de arte, criada em 2015. Atua como professor do Curso de Bacharelado em Dança e do Programa de pós-graduação em Artes Cênicas da UFU; é doutor em Artes Cênicas (2015), mestre em Dança (2008), especialista em Estudos Contemporâneos em Dança (2005) pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e especialista em Gestão e Políticas Culturais pela Universidade de Girona em parceria com o Itaú Cultural (2018). É artista da dança e da performance e criou, com Marcelo Camargo, o projeto Mostra de Dança Impressa (MDI), com o selo PRLL. Atualmente, exerce a função de Diretor de Cultura na Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proexc/Dicult) da UFU
Marcelo Camargo
Doutorando em Dança pela Universidade Federal da Bahia, mestre em Artes Cênicas pela Universidade Federal de Uberlândia, bacharel em Artes Visuais e em Teatro também pela UFU. Artista da cena, entre dança, teatro, performance, audiovisual e livro. Idealizador e curador da MDI - Mostra de Dança Impressa em parceria com Alexandre Molina. Coordenador da coleção de livros ARS COMBINATORIA. Fã de Caetano e Xuxa. É curador da PARALELA desde 2017.
Bruna Brunu
Artiste transdisciplinar do corpo, do vídeo e da fotografia. Com formação acadêmica em Teatro buscou ramificar suas ações artísticas encontrando a performance como a intersecção desses fazeres. É idealizadore da produtora cinematográfica @sapatafilmes onde realiza produtos audiovisuais e a MAMu - Mostra Audiovisual de Mulheres.
Perpassou e perpassa por diversos projetos culturais incentivados pelos Programas de Incentivo à Cultura de todo o Brasil, entre eles Proac, Natura Musical, Lmic e Pmic. Ganhou o 1° Prêmio Paralela de Dança pela Mostra Paralela. Foi premiade com o álbum visual "Brota" melhor vídeo em música pelo Festival CUBO de cinema - Lisboa e Festival Hohip - Índia.
Carlos G. Ferreira
Mestre em Tecnologias, Comunicação e Educação e graduado em Comunicação Social pela UFU. Trabalha na comunicação da Paralela - Plataforma de Arte desde a sexta edição, desenvolvendo a identidade visual e à frente do planejamento de comunicação. Também é diretor criativo de seu estúdio, em que busca borrar as fronteiras entre comunicação, cultura e tecnologias por meio de projetos de estratégia de conteúdo e direção de arte.
Daniella Aguiar
Professora do bacharelado em Dança e do mestrado em Artes Cênicas do Instituto de Artes (UFU), onde co-coordena o Grupo de Pesquisa Dramaturgias Plurais. Desenvolve pesquisa artística e teórica em tradução intersemiótica e intermidialidade, desde 2007, com foco nas relações criativas entre danças e artes (literatura, música, mídias locativas). No doutorado em Literatura Comparada (UERJ) desenvolveu pesquisa sobre traduções da obra de Gertrude Stein para dança contemporânea.
Gabriel Rodrigues
Graduado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Uberlândia e há seis anos trabalha com marketing digital e criação de conteúdo em Uberlândia (MG). Está junto a Carlos na comunicação da Paralela - Plataforma de Arte desde 2020 e, também, à frente da direção de conteúdo do estúdio que compartilham.
Lu Luciana
Artista atuante nas área da dança, iluminação e produção cultural. Com formação em Ciências Sociais pela UNICAMP e graduanda em Dança na UFU. Tem investigado a luz como principal matéria de trabalho e criação em dança. Em 2022 estreou "Um sutil espetáculo luminoso" que foi selecionado para compor a programação da Mostra PARALELA 2022 em Uberlândia e Inverno Cultural UFSJ 2023. Participa do Provisório Corpo Grupo de Dança e do grupo de estudos Cênica Luz.
Mario
Leonardo
Ator, iluminador e arte educador. Graduado em Teatro pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU/MG) em 2020. Possui formação técnica em instrumento musical pelo C.E.M. Dr. José Zóccoli de Andrade, Ituiutaba/MG. É professor de Arte na rede pública de Uberlândia/MG, além de arte educador e iluminador da Cia. Cultural Emcantar. É ator no espetáculo "IRX.427" e ator convidado pela DasDuas Cia de Teatro, no espetáculo "O Pastelão e a Torta", ambos de 2023. É, também, Coordenador Técnico da "PARALELA Plataforma de Arte" desde 2019.
Milene
Chinquio
Graduanda em Dança pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), bacharel contábil e com pós graduação em gestão de eventos culturais. Como produtora atua em trabalhos como Trabalho normal da artista Claudia Muller (2023), participou da criação e produção do Festival Entre artes realizado pelo Instituto de Arte da UFU de 2018 a 2020 e faz parte da equipe de produção da Paralela Plataforma desde 2019.
Vanessa
Garcia
Mestre em Artes Cênicas e graduada em Dança pela Universidade Federal de Uberlândia. Iniciou sua trajetória na Dança de Rua aos 11 anos de idade na cidade de Uberlândia-MG no ano de 2005. Em 2012 ingressou na Graduação em Dança entrando em contato com a Dança Contemporânea e suas diversas formas de criação. Desde 2015, Vanessa trabalha como produtora cultural realizando a elaboração e execução de projetos culturais na área de dança. Criou a produtora cultural Udi Crew, pela qual realiza diversas ações voltadas para a Cultura Hip Hop em Uberlândia. Além disso, faz a coordenação de produção da Paralela Plataforma de Arte e é produtora do Provisório Corpo Grupo de Dança. Corporalmente Vanessa pesquisa Danças Urbanas, Dança Contemporânea e Performance presencialmente e nos meios audiovisuais.